BM promove concurso para educação económica em escolas secundárias

BM promove concurso para educação económica em escolas secundárias

No dia 23, o Banco de Moçambique lançou um concurso em 22 escolas secundárias seleccionadas em todo o país, como parte do projecto de educação económica “Economia para Todos”. O objectivo do concurso é fornecer conceitos básicos sobre inflação e a actuação do banco central aos estudantes do 8º e 12º anos.

O tema do concurso para os estudantes da 8º classe é “Manter a inflação baixa, porque é importante para ti e para a tua família?”, enquanto para os estudantes da 12º de o tema é “Porque o Banco de Moçambique é importante para ti e para a tua família?”.

O concurso será composto por três fases. A primeira fase consiste na aplicação de um questionário de verdadeiro/falso, onde os 30 estudantes com as melhores classificações avançarão para a segunda fase. Esses estudantes terão a oportunidade de visitar a sede e filiais do Banco de Moçambique no dia 16 de Junho. 

A segunda fase consistirá em um concurso de redacção, poesia e vídeo sobre os temas propostos. Por fim, na terceira fase, os vencedores serão seleccionados e receberão os respectivos prémios.

O concurso conta com a participação activa de professores seleccionados em cada escola, que serão capacitados com conhecimentos sobre o banco central e a inflação. 

Segundo o banco, esses conhecimentos serão úteis no processo de ensino e aprendizagem.

O lançamento do evento em cada província foi realizado pelos directores das filiais do Banco de Moçambique ou seus representantes, nas escolas onde o concurso será realizado.

Durante as apresentações, os directores explicaram os objectivos e a metodologia do concurso, além de distribuírem brochuras que auxiliarão os estudantes na assimilação dos conceitos abordados.

Com essa iniciativa, o Banco de Moçambique busca promover a educação financeira e económica entre os estudantes, fornecendo-lhes uma compreensão básica sobre inflação e a importância do banco central. 

Espera-se que o concurso estimule o interesse dos jovens pelo assunto e contribua para uma maior consciencialização sobre questões económicas no país.

#Daniel Jacinto

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*