A Associação dos Estudantes Finalistas Universitários de Moçambique AEFUM, juntou-se a Ecoplus Moçambique e Goals Afrika Mozambique para rubricar um memorando de entendimento com o lema “Um jovem consciente, uma escola limpa”, um projecto de conservação do ambiente.
Esta iniciativa poderá envolver jovens voluntários da associação em actividades de capacitação, gestão e reciclagem de resíduos sólidos por um período de 365 dias onde estarão envolvidos cerca de 1000 estudantes das Escolas Primárias Unidade 10 e Secundária Noroeste 1, na Cidade de Maputo, respectivamente.
Para Nélio Zunguza, Coordenador Geral da AEFUM, esta acção enaltece o cumprimento que a associação assumiu em prol da salvaguarda ambiental e da consciencialização de jovens e diferentes actores da sociedade para a adopção de práticas sustentáveis e amigos do ambiente.
Ademais, o Coordenador Geral, fez saber que através da Unidade de Gestão Ambiental da agremiação por si coordenada está a envidar esforços e criar parcerias com organizações nacionais e internacionais para garantir o envolvimento e proactividade dos estudantes universitários no desenvolvimento de projectos verdes a fim de se alcançarem os objectivos da agenda 2030.
Pedro Parque, co-fundador e sócio da Ecoplus, ficou satisfeito e optimista perante os bons resultados que o projecto poderá trazer, tendo apelado ao envolvimento de jovens para que o projecto seja transformador.
A Ecoplus Moçambique é uma empresa que trabalha em matéria de gestão ambiental e projectos ligados ao agronegócio. A Goals Afrika Mozambique é uma entidade responsável pelo cumprimento de objectivos do desenvolvimento sustentável e da Agenda 2030 de acordo com as necessidades locais e áreas prioritárias de intervenção.
#Julião Tsowo