Alunos do Colégio Arco-Íris em visitas de estudo

Alunos do Colégio Arco-Íris em visitas de estudo

Os alunos do Colégio Arco-íris CAI, na Cidade de Maputo, realizaram durante a última semana de aulas do 1° trimestre, visitas de estudo guiadas a algumas instituições da capital moçambicana, com o objectivo de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem dos petizes daquela instituição de ensino. 

Para reforçarem os seus conhecimentos sobre diversas matérias de interesse, os alunos do CAI, visitaram o Instituto Nacional de Meteorologia INAM, a Fortaleza de Maputo, o Museu da História Natural, o Centro de Recolha de Resíduos da Costa do Sol e o Jardim Botânico. 

A ida ao INAM tinha como finalidade dar a conhecer aos alunos alguns aspectos relativos ao clima de Moçambique, tome como exemplo a razão do nosso país ser ciclicamente afectado por ciclones, sobretudo a zona centro do país que corresponde às províncias de Sofala, Manica, Tete e Zambézia. Durante a visita, os meninos viram e acompanharam de perto os equipamentos usados para colher dados e anunciar alertas de fenómenos e o estado do tempo, bem como os que medem a precipitação e a intensidade dos ventos.

No Museu de História Natural, tiveram a oportunidade de conhecer de perto a vida selvagem e aprofundar o conhecimento sobre a biodiversidade. 

Na Fortaleza de Maputo, local histórico do nosso país, conheceram parte da história de Moçambique, desde a chegada dos portugueses que colonizaram o país durante cerca de 500 anos e tiveram a explicação de como ocorreu o processo de proclamação da independência nacional de Moçambique. 

A cooperativa Repensar monitorou e guiou uma visita até à praia da Costa do Sol, para mostrar de perto alguns fenómenos que afectam o local, a título de exemplo da erosão da costa marítima, a destruição dos mangais e os microplásticos.

Refira-se que esta é mais uma iniciativa do Colégio Arco-Íris que pretende reforçar os conhecimentos que transmite aos alunos de todos os níveis leccionados na escola, tanto o primário, assim como o secundário. 

#Julião Tsowo

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*