O romance “Um rapaz tranquilo: memórias imaginadas”, de Álvaro Carmo Vaz, será apresentado, este sábado, 27 de Maio, em Lisboa. Trata-se, no fundo, de uma nova edição que será apresentada por Prof.ª Fátima Mendonça na Livraria Martins, pelas 15h de Portugal.
Álvaro Carmo Vaz é engenheiro civil de formação, atingiu a categoria de Professor Catedrático e nos últimos tempos tem-se dedicado à produção literária. “Um Rapaz Tranquilo”, sua “obra-prima”, é um belíssimo romance que faz referência à ficção e à realidade de um País sonhador – apesar de tantos pesadelos.
Álvaro Carmo, armado em “rapaz tranquilo”, faz neste livro uma ligação de forma fictícia entre as memórias marcantes, em Moçambique, no período anterior e posterior à independência. Ele usa este instrumento para falar da história de amor de uma geração engajada em ver o seu país isento da dominação colonial na esperança de construir um novo Estado com valores culturais próprios.
Eugénio Lisboa não ficou alheio e teceu o seu comentário sobre o livro “li com enorme prazer este belo e comovente romance”. Com este comentário é, sem sombras de dúvidas, um convite a todo leitor para que mergulhe na “tranquilidade” desse romance, pois, como se pode destacar, é um livro que nos permite perceber os acontecimentos de forma cronológica, tem uma linguagem acessível e de fácil compreensão.
A construção e continuidade de uma Nação depende das ferramentas que são usadas, com este romance, baseado em marcas documentadas, é possível inspirar gerações de leitores a entender o ontem, o hoje e, possivelmente, o amanhã do nosso País.
#Edna Matavel