O Colégio Arco-íris, na cidade de Maputo, acolheu na última quarta-feira 19 de Abril, uma palestra denominada “Cultura de denúncia para a prevenção do abuso e da violência” com o principal objectivo de dar a conhecer os contornos e as consequências da violência e todo o tipo de abuso contra a criança, clarificando sobre como deverá ser aquela que foi indicada como “cultura de denúncia”.
O evento foi realizado no âmbito do programa de “Desenvolvimento Pessoal”, uma actividade de enriquecimento curricular que pretende criar oportunidades para que os alunos possam desenvolver suas competências pessoais e sociais. Na sessão todos os presentes na cerimónia comprometeram-se a denunciar casos de violência e/ou abusos.
A palestra, dirigida aos estudantes do Ensino Secundário Geral, foi preparada pela h2n, uma organização não governamental que convidou a “Linha Fala Criança” para a explanação de como se pode denunciar a violência.
Na ocasião foram apresentadas locais e formas de fazer denúncias de maneira fácil e segura, onde enfatizou-se a “linha 116” criada especificamente para que qualquer pessoa possa denunciar qualquer forma de violência com segurança.
“Os alunos do Colégio Arco-íris mostraram não só ter conhecimento sobre os direitos e deveres da criança, mas também terem fortes noções em relação às tipologias de violência”, lê-no Facebook do colégio.
#Julião Tsowo