O bairro de Laulane, na cidade de Maputo, foi apetrechado com um novo colégio, que foi criado em Novembro de 2022, para inovar e mudar a mentalidade da sociedade e do bairro leccionando de 1ª à 6ª classe.
Trata-se do Colégio Wisdom, nome dado pensando no conceito da própria instituição que tem como objectivo: dotar os alunos de conhecimentos científicos e igualmente incuti-los a necessidade de ter uma actividade prática ao sair da instituição que além de colégio, é um centro de estudos aberto.
Em conversa com o Novo Postal, a Directora Pedagógica do Colégio, Felizarda Catarina, explicou-nos que um centro de estudos abertos “é uma instituição aberta a acolher todo tipo de evento relacionado à educação”, por essa razão, “nós damos workshops e capacitação, estudos orientados para áreas específicas, seminários, bem como temos abertura para as universidades que queiram implementar um programa de ensino”, disse a Directora.
Com competências para o ensino de nível técnico profissional, o Colégio Wisdom, pretende implementar um novo conceito “centro de estudos aberto” para transformar a mentalidade da sociedade, apesar de algumas dificuldades – tal é o caso do bairro em que a instituição está instalada.
Com actividades extracurriculares, como por exemplo, Ofícios, Noções de Agricultura, Inglês, Caligrafia, Tabuada, Informática, Desenho e Arte, o Colégio Wisdom cobra mensalmente uma taxa de 4.800mt.
Estando numa fase inicial, o colégio vê como desafios – a delimitação dos parâmetros de funcionamento da instituição, o que é laborioso porque faz com que se dê qualquer passo pensando, várias vezes, no futuro, disse Felizarda Catarina, Directora Pedagógica do Colégio Wisdom.
#Julião Tsowo