Construção do Centro de Visita do Parque Arqueológico de Chongoene e Xai-Xai
UEM

Construção do Centro de Visita do Parque Arqueológico de Chongoene e Xai-Xai

A Universidade Eduardo Mondlane  (UEM) procedeu esta sexta-feira, na província de Gaza, ao lançamento da primeira  pedra para a construção do Centro de Visita do Parque Arqueológico e do Património  Biocultural de Chongoene e Xai-Xai, bem  como do Mercado Comunitário Cultural  de Artesanato, Mariscos e Desenvolvimento do Serviço de Ecossistema. 

Os dois projectos, financiados pela Fundação Grerda Henkel em cerca de 4 milhões  de meticais, visam preservar o património arqueológico e biocultural, contribuindo  para o desenvolvimento sustentável a nível local, através da promoção do turismo,  com a participação das comunidades costeiras de forma a colherem benefícios dos  resultados destas actividades.

No acto do lançamento da primeira pedra, o Secretário de Estado na Província de Gaza, Dr. Mateus Lindonde, afirmou que o património arqueológico existente naquela parcela do país representa um recurso fundamental que ajuda a fortalecer a identidade não somente dos habitantes locais como também de toda a província.

“A preservação do património biocultural, que caracteriza e torna única a zona costeira de Xai-Xai e Chongoene, demanda a aliança entre o conhecimento científico e as práticas ecológicas locais para além da definição das estratégias que apontam para uma gestão e uso sustentável do mesmo, por isso este projecto abre portas para a  consolidação e construção da identidade  e coesão social das comunidades “, referiu.

Acrescentou que a construção do parque  ecológico constitui também uma oportunidade para a emergência de oportunidades de emprego, a beneficiar sobretudo a  comunidade local.

Por sua vez, o Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, afirmou que o financiamento obtido para esta iniciativa garante a realização de duas actividades complementares, nomeadamente, a preservação do património arqueológico através do Parque, cuja gestão é efectuada usando o Centro de Visita e a outra é de carácter social que visa garantir a sustentabilidade do Parque por meio da criação do Mercado Comunitário Cultural.

“Para a materialização deste programa, em 2021, foi estabelecido um Acordo de Colaboração entre a UEM, o Governo Distrital de Chongoene e o Município de Xai-Xai, destacando-se os seguintes resultados, zoneamento do parque, com a distinção das zonas arqueológicas, ecológica, turística e zona tampão, identificação da área de uso público e delimitação dos limites do parque”, referiu. 

Destacou que a UEM, através do Departamento de Arqueologia e Antropologia da Faculdade de Letras e Ciências Sociais, compromete-se a formar os gestores do Parque e do Centro de Visita ao Património de Chongoene nas especialidades de Arqueologia e Gestão do Património Cultural, Ecologia e Conservação da Biodiversidade e Gestão de Mercados Turísticos, de modo a garantirem a gestão do parque no futuro.

Refira-se que as obras vão durar cinco meses e tem igualmente o apoio do Conselho Municipal de Xai-Xai em cerca de 450.000,00 meticais.

#JdC/Angelina Jotamo

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*