Devido a roubos frequentes de material escolar, e outros males que se verificam há dias na Escola Secundária de Macharote-Dondo, em Sofala, a direcção, deste estabelecimento de ensino pré-universitário, decidiu adoptar o uso de uniforme escolar, batas, por parte dos estudantes do curso nocturno como forma de diferenciá-los dos não estudantes. A medida visa, essencialmente, minimizar práticas maléficas e criminosas que são protagonizadas por indivíduos “sem rosto” durante as aulas.
O Novo Postal ouviu dois estudantes dessa escola que expuseram as suas opiniões sobre essa medida: Manuel António Cabral e Maria João Baptista. “Nós estamos felizes pela introdução desta ideia de uso de batas, porque muitos bens materiais da escola, a destacar: cadeiras, livros das turmas, entre outros, desapareciam e, como consequência, nós é que ficávamos totalmente prejudicados. Era possível, também, assistirmos às aulas com pessoas estranhas”.
Para esses dois estudantes, essa medida é uma mais-valia a nível dos estudantes, porque vai proporcionar segurança e tranquilidade dentro do recinto escolar. E eles esperam que com as “batas” os intrusos sejam afastados do recinto escolar e, assim, instalar-se um novo cenário que permita uma aprendizagem serena.
Refira-se que o Distrito do Dondo, em Sofala, conta com 56 escolas do ensino primário e secundário.
#António Bote