Desmaios deixam Secundária de Morrumbala “abandonada”

Desmaios deixam Secundária de Morrumbala “abandonada”

Alunas da Escola Secundária de Morrumbala abandonam as aulas devido a casos frequentes de desmaios que se registam naquela unidade de ensino da província da Zambézia.

As estudantes não vão às aulas por temer que desmaiem ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Só na quinta-feira, 04 de Maio, desmaiaram cerca de 60 alunas, o que preocupa a comunidade escolar porque, até então, não se conhecem as causas do fenómeno, não obstante ter sido criada uma equipa multissectorial que deveria ter apresentado um relatório preliminar a 18 de Março.

Os líderes comunitários apelam para que a escola abra espaço para que a Associação dos Médicos Tradicionais, AMETRAMO, actue por forma a resolver este problema que apoquenta as alunas em Morrumbala. O Administrador do Distrito de Morrumbala, João Nhambessa, garantiu que tudo está a ser feito para ultrapassar o problema. 

“Não estamos só parados à espera do diagnóstico, enquanto os casos estão a ser diagnosticados, já há uma acção no terreno no sentido de apoiar e tranquilizar as crianças” por isso, “estamos a interagir com os pais encarregados de educação para explicar as possíveis causas, é o que o Governo está a fazer”, garantiu Nhambessa. 

Já há uma equipa a fazer o diagnóstico e o executivo tem feito o seu papel, a partir do Hospital Distrital de Morrumbala, as crianças têm tido assistência do Governo. Já para os pais e encarregados de educação, a situação é mais preocupante ainda porque as alunas não só desmaiam nas escolas, todavia, até em outros locais têm desmaiado e são as mesmas jovens que têm sofrido por este mal nas escolas.

Refira-se que os desmaios na Escola Secundária de Morrumbala acontecem há cerca de mais de um mês, por isso as autoridades locais e o Governo querem trazer uma solução para estancar o problema que afecta as aulas desta escola. 

#Julião Tsowo

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*