Depois de Morrumbala, na Zambézia, agora o fenómeno afecta a província de Cabo Delgado, concretamente o Distrito de Palma. Trata-se de casos de desmaios que afectam sobretudo as raparigas da Escola Secundária de Palma, que agora estendeu-se às escolas secundárias e Primária 16 de Junho naquele ponto do país.
É um fenómeno que ainda não tem explicação científica bem como tradicional, não obstante estando a se envidar esforço por parte das autoridades governamentais e comunitárias assim como dos pais e encarregados de educação dos alunos para a obtenção de uma solução para o problema.
O Director dos Serviços Distritais de Educação, Juventude e Tecnologia de Palma, Pedro Gil, garante que o Governo está a trabalhar para ultrapassar a situação.
“O trabalho está sendo feito junto das lideranças locais para ultrapassar este cenário porque não nos está a criar confiança nas escolas afectadas, porque já tivemos pais e encarregados de educação a apresentarem o assunto de desmaios nas escolas”, disse Pedro Gil.
Refira-se que há cada vez mais casos de desmaios sobretudo nas escolas secundárias do país que afectam principalmente raparigas que têm desmaiado de forma massiva.
#Julião Tsowo