Desmaios na Escola Secundária de Morrumbala

Desmaios na Escola Secundária de Morrumbala

A Escola Secundária Geral de Morrumbala, na Zambézia, registou na última semana, cerca de 25 casos de alunas que desmaiaram durante o período de aulas, o que obrigou com que as mesmas não decorressem na normalidade. 

Ontem, segunda-feira, 17 de Março, desmaiaram 15 alunas e foram interrompidas as aulas para evitar o alastramento dos casos e para dar assistências às raparigas. 

Não são ainda conhecidas as causas dos desmaios, facto que obrigou o Governo do Distrito de Morrumbala a criar uma equipa multi-sectorial para analisar o fenómeno e identificar as possíveis causas. Refira-se que a comissão constituída por autoridades comunitárias, líderes religiosos, médicos tradicionais e profissionais da função pública vai apresentar hoje, terça-feira, 18 de Março, um relatório preliminar.

O Administrador de Morrumbala, João Nhambessa, fez saber que “estamos a olhar a situação com muita atenção, estamos a seguir as medidas apropriadas tomadas para o efeito, mas também a buscar experiências de outras paragens por onde tenham acontecidas situações similares”, disse. 

Uma aluna da 10ª classe da escola contou que “muitas colegas desmaiaram e os encarregados estavam todos preocupados, o hospital ficou cheio de alunas da escola e já não havia mais camas”. 

Um encarregado de educação que testemunhou a situação disse na ocasião que “o caso de desmaio de alunas é real, eu consegui socorrer umas três raparigas que conhecia, ligamos e os seus familiares vieram levar-lhes”, contou. 

#Julião Tsowo

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*