AEFUM lança “Resiliência Climática Transformativa de Género” em Gaza

AEFUM lança “Resiliência Climática Transformativa de Género” em Gaza

A Associação dos Estudantes Finalistas Universitários de Moçambique – AEFUM – lançou na província de Gaza, Cidade de Chókwè, um projecto denominado “Resiliência Climática Transformativa de Género”. O projecto surge devido à necessidade de fornecer às comunidades a capacidade de reduzir o impacto dos eventos climáticos extremos. 

Este projecto, que é uma iniciativa da OXFAM Moçambique, organização que trabalha nas áreas de desenvolvimento humanitário e capacitação institucional, visa encontrar soluções duradouras para a pobreza e injustiça e está a ser implementada na África Austral nos distritos de Chókwè e Zomba em Malawi por 2 anos. 

O Secretário Executivo Nacional da Associação, José Luís, avançou que “capacitar as comunidades é envolver os que são directamente afectados de modo a ter melhores estratégias que respondam às necessidades locais e também construindo a sua resiliência”. 

É imprescindível que se adoptem políticas e mecanismos acessíveis para apoiar as comunidades, sobretudo as mulheres, através de fundos específicos e outras oportunidades para que iniciativas que tem como finalidade construir a resiliência às alterações climáticas, como é o caso das mulheres produtoras de pequena escala, sejam aplicadas, defendeu José Luís. 

O projecto foi lançado por José Moiane, Presidente do Município de Chókwè, onde por sua vez participaram membros da AEFUM, representantes da OXFAM Moçambique, Governo do Distrito de Chókwè, membros da Assembleia Municipal, representantes da Universidade Eduardo Mondlane, do Instituto Superior Politécnico de Gaza, Muwawa Youth, entre outros.

#Julião Tsowo

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*