Geração Consciente planta árvores no Colégio Global

Geração Consciente planta árvores no Colégio Global

O projecto Geração Consciente procedeu, na manhã desta sexta-feira, 24, ao plantio de diversas árvores frutíferas, no Colégio Global, em Maputo. A acção movimentou os alunos dessa instituição de ensino numa pura confirmação do adágio popular segundo a qual “é do pequeno que se torce o pepino” ou talvez “é do pequeno que se faz uma geração consciente”. 

“A acção de hoje, à convite do Colégio Global, faz parte do projecto de plantio de árvores em escolas e comunidades vulneráveis que temos estado a realizar, há alguns anos, com o intuito de educar e criar uma consciência ambiental responsável. Os alunos e professores estão envolvidos nessas iniciativas. Estas acções incutem nos alunos a necessidade de cuidar do meio ambiente num contexto em que árvores são destruídas para dar lugar a moradias ou mesmo a sombras artificiais que são colocadas nos quintais em detrimento de árvores”, referenciou Regina Charumar, mentora do projecto.

A mentora referiu que essas actividades são rotineiras, pelo que “quem acompanha o meu trabalho e o movimento ambiental Geração Consciente sabe que realizamos sempre estas e outras actividades em prol do meio ambiente por iniciativa própria e, por vezes, à convite ou auxiliando outras instituições”. Essas iniciativas são feitas com um propósito claro de “consciencializar a população sobre a importância das árvores para o meio ambiente, principalmente as crianças”, acrescentou.

Regina destacou ainda que o plantio de árvores frutíferas é propositado, pois as árvores são importantes em diversos aspectos: dão sombra, frutas e ainda ajudam a equilibrar o meio ambiente.

A Geração Consciente envolve, nessas actividades, crianças pois acredita que elas são o amanhã de uma sociedade ambientalmente melhor e consciente. Este movimento ambiental já plantou diversas árvores em todo o país, mais de 53 mudas. 

Geração Consciente é um projecto ambiental fundado por Regina Charumar, em 2018, e conta com cerca de 100 voluntários em Maputo e diversos grupos membros espalhados pelo país que participam activamente em actividades regulares. O projecto é movido, muitas vezes, por fundos próprios da fundadora, no entanto, em algumas ocasiões, pessoas colectivas e singulares têm dado pequenos apoios; a Associação Imani tem sido a mão fiel que acarinha essa Geração que acredita que o amanhã só é possível se plantarmos, hoje, árvores.

#Julião Tsowo

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*