A Escola Primária de Natôa, localizada no distrito de Rapale, província de Nampula, recebeu da Helpo um kit de material escolar, composto por sacola, caderno, conjunto de canetas e lápis de cor.
A oferta de kits enquadra-se no projecto “Educar para o Futuro” implementado pela Helpo, financiado pela Galp e Fundação Galp.
“A Helpo desempenha as suas actividades desde 2008 em países de expressão de língua portuguesa, tal é o caso de Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau, com a finalidade de promoção do desenvolvimento através da Educação, Nutrição e Saúde Materno-Infantil, Ajuda Humanitária e de Emergência e Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global”, lê-se na nota recebida na nossa redacção.
Esta organização actua em 101 focos de intervenção, através da construção e ou reabilitação de escolas, bibliotecas, creches, centros de nutrição, cantinas escolares, sistemas de aproveitamento de águas pluviais, formação comunitária, educação para a saúde, assistência e formação contínua.
Estas actividades são levadas a cabo através do Programa de Apadrinhamento de Crianças à Distância, donativos livres, que são projectos financiados por agências internacionais e empresas, chegando, actualmente, a 146.803 pessoas.
Refira-se que a Helpo já construiu e reabilitou 109 salas de aulas e atribuiu 9178 bolsas de estudos a Moçambique.
#Julião Tsowo