Membros do Instituto Superior de Artes e Cultura (ISArC) realizaram uma excursão, entre os dias 5 e 7 do mês em curso, com destino ao Nwadjahane. O evento, intitulado “Pelo Património, por Mondlane”, tinha como objectivo criar um intercâmbio e troca de experiências no domínio artístico-cultural e técnico-científico entre instituições do ensino superior com interesses na área cultural.
A excursão foi liderada pela Faculdade de Estudos da Cultura (FEC), com a participação de docentes, investigadores, técnicos administrativos e estudantes do ensino superior com interesse nas áreas de Património Cultural, Turismo e Desenvolvimento Comunitário.
O local visitado, Nwadjahane, é onde está a casa de Eduardo Mondlane, um dos líderes e fundadores da FRELIMO (Frente de Libertação de Moçambique), partido que liderou a luta de libertação de Moçambique.
O evento visava criar um espaço de reflexão sobre o processo de gestão cultural, tendo como foco de análise o desenvolvimento comunitário e sua relação com o turismo.
Desde 2012, o ISArC tem organizado este acampamento anualmente, atraindo em média cem participantes durante três dias. Além de debates temáticos, o evento também inclui uma oficina e mostra de fotografia, cinema e audiovisual, onde são exibidos documentários sobre várias matérias, incluindo conteúdos ligados ao património cultural, história de vida e obra dos heróis moçambicanos.
Com essa iniciativa, o ISArC espera incentivar um diálogo entre instituições de ensino superior e fomentar o desenvolvimento do património cultural e turismo comunitário em Moçambique.
#Julião Tsowo