O Campus de Cambinde da Universidade Púngue, Extensão de Tete, acolheu a apresentação da obra “A (In)sustentabilidade Sócio-Ambiental da Mineração Artesanal de Ouro no Distrito de Manica”, livro de Edson Raposo.
A obra, que tem mais de duzentas páginas, incita o debate sobre a forma como o homem se relaciona com o meio ambiente, a partir da mineração do ouro no distrito de Manica.
O autor fez saber que na obra faz-se a proposta de técnicas e estratégias sustentáveis que podem minimizar os impactos que o processo de extracção causa, bem como o problema de saúde causado pelo mercúrio.
“Que o Governo moçambicano organize a actividade mineira para se evitar, com mais brevidade, danos humanos”, advertiu Edson Raposo, autor principal da obra.
A Reitora da Universidade Púnguè, Emília Nhalevilo, disse que a obra vai ajudar a entender a questão da poluição e contaminação hídricas e dos solos por substâncias nocivas à saúde humana, o trabalho infantil e o envolvimento da mulher na mineração artesanal.
O manual conta com o patrocínio do Fundo Nacional de Investigação, instituição de apoio à investigação científica em Moçambique.
#Julião Tsowo