Alunos afectados pelas intempéries na província de Tete, nos distritos de Changara, Cahora Bassa, Doa, Mutarara e Marara vão beneficiar-se do programa “Lanche Escolar”.
São mais de 265 alunos do ensino primário das regiões afectadas por secas cíclicas, cheias e ou inundações em todas épocas do ano dos 5 distritos da província de Tete.
Esta acção é financiada pelo Programa Mundial para Alimentação, PMA, que tem por um lado como objectivo reter os alunos do ensino primário nas escolas sobretudo as raparigas. Por outro lado, o programa tem como finalidade garantir a alimentação para os alunos nos dias normais de aula.
O Director Provincial da Educação de Tete, Pedro Sabanje, enalteceu o papel das comunidades circunvizinhas das escolas na confecção de alimentos para os alunos.
O Director referiu que este programa contribui igualmente para erradicar as uniões prematuras e desistências escolares que estão cada vez mais a “ficar para a história”.
“Aqui podemos dizer que as raparigas sempre congregam o maior número, porque se formos a ver, no ensino primário, as meninas estão mais empenhadas do que os rapazes e, por isso, a partir da 1ª a 5ª classe as alunas compõe a maior parte das turmas”, disse Pedro Sabanje.
Refira-se que esforços estão a ser envidados por forma a incluir outros distritos das regiões administrativas que estão na linha de fronteira com outros países da SADC, neste programa, Lanche Escolar.
#Julião Tsowo