Nampula: Planos de urbanização “ignoram” espaços desportivos

Nampula: Planos de urbanização “ignoram” espaços desportivos

Na chamada capital do norte do país, Nampula, os planos de urbanização não contemplam espaços para a prática de actividade desportiva, o que impede, muitas vezes, a prática de diversas actividades desportivas. 

A preocupação foi demonstrada pelo Governador da Província de Nampula, Manuel Rodrigues, no último sábado, 11, na abertura da época desportiva escolar 2023 da província, que teve como palco o Pavilhão de Desportos de Nampula.

“A promoção do desporto pretende identificar e fazer o acompanhamento de talentos das crianças que aparecem nas diversas modalidades e fazer o acompanhamento, dando oportunidades para a elevação dos níveis competitivos dos atletas”, referiu Manuel Rodrigues.

Na perspectiva do dirigente, um jovem que pratica desporto anuncia por presságio um princípio de crescimento e desenvolvimento físico e mental saudável, acrescentando que o Governo assegura a formação dos jovens que são o futuro do país, bem como para ter cidadãos com uma boa postura física. A prática da actividade desportiva não pode constituir empecilho para o processo de ensino e aprendizagem, assim como a perda da componente do cumprimento das tarefas atribuídas às crianças pelos encarregados de educação, defendeu.

Nesta época desportiva, prevê-se uma movimentação de cerca de 38.000 atletas das faixas etárias dos 12 aos 16 anos respectivamente. Os jogos desportivos escolares serão realizados no período das férias, em datas comemorativas e nos finais de semana em três fases: interna, distrital e provincial. Nampula vai acolher a fase final dos Jogos Desportivos Escolares que vai na sua 15.ª edição.

#Germano Tembe (Novo Postal)

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*