Portugal vai apoiar construção de um centro de formação na Ilha de Moçambique

Portugal vai apoiar construção de um centro de formação na Ilha de Moçambique

O Secretário de Estado de Trabalho de Portugal, Miguel Fontes, vai apoiar a construção de um centro de formação profissional de raiz, em Nampula, concretamente na Ilha de Moçambique, em resposta ao pedido formulado por Oswaldo Petersburgo, Secretário de Estado da Juventude e Emprego, aquando da sua visita à Portugal em Dezembro de 2022. 

Miguel Fontes, escalou diversos Centros de Formação Profissional Alberto Cassimo IFPELAC, no âmbito do reforço de cooperação entre Moçambique e Portugal. 

Fontes visitou os Serviços Centrais do Instituto de Formação Profissional Alberto Cassimo e o Centro de Formação Profissional de Electrotécnica e da Machava, localizados na província de Maputo para se inteirar do seu funcionamento e ver quais é que são as qualificações ministradas pelo órgão e igualmente as necessidades que as instituições têm. 

O Secretário foi até às oficinas de Mecânica de Manutenção Industrial, Electricidade de Manutenção Industrial e Laboratório de Automação e Instrumentação, no Centro de Formação de Electrotecnia e de Metalomecânica, ambos localizados na Cidade de Maputo. 

O governante fez saber que a formação profissional é um instrumento de desenvolvimento de um país porque qualifica e capacita os que podem corresponder às necessidades da economia e da sociedade moçambicana. 

“É muito importante para nós vermos o que acontece, aquilo que muitas vezes só nos chega por via de relatórios, de papéis e nós percebemos que estamos a fazer diferença na vida destas pessoas”, disse para depois acrescentar que “cada um destes formandos significa que está preparado, não apenas para ter uma vida melhor para si, mas para poder responder às necessidades do desenvolvimento do seu país”, afirmou Miguel Fontes, Secretário de Estado de Trabalho de Portugal. 

Refira-se que o IFPELAC forma rapazes e raparigas em cursos que vão ao encontro das necessidades do país e garante que após a formação estejam preparados para  entrar no mercado de trabalho.

#Julião Tsowo

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*