Os 22 estudantes moçambicanos que se encontravam no Sudão, que está em conflito armado desde o dia 16 de Abril, foram evacuados para a capital etíope, Adis Abeba.
Os moçambicanos que permaneciam naquele país sem nenhum apoio por parte do governo moçambicano foram, finalmente, evacuados depois de terem sido dados 72 horas para saírem do país.
De acordo com Armando Muiuane, Director Nacional das Comunidades Moçambicanas no Exterior-INAGE, em declarações a STV garantiu que depois da Etiópia, os estudantes vão regressar ao país e poderão voltar ao Sudão após serem criadas condições de segurança para continuarem com os seus estudos.
O Governo moçambicano não poderia agir de imediato pois não tinha conhecimento da existência de estudantes moçambicanos no Sudão, nenhuma entidade moçambicana tinha sido comunicada.
Refira-se que a violência no Sudão iniciou no dia 16 de Abril, na capital Cartum, até o dia (21) já fez 413 mortos e 3.551 feridos, tendo já se estendido para outras partes do país, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde.
#Julião Tsowo