O curso de curta duração foi introduzido a 10 de Abril, na cidade da Beira, pela Universidade Licungo e está aberto a qualquer estudante e é gratuito.
Naara Dominguez, Professora do curso, explica que a iniciativa está inserida no âmbito da cooperação entre a UniLicungo e a agência espanhola para a cooperação e desenvolvimento com vista a expandir o aprendizado e facilitar as carreiras académicas dos estudantes fora do país, concretamente nos países falantes da língua espanhola, “esperamos que os estudantes possam falar um pouco de espanhol, que possam ter uma conversa e ter um vocabulário suficiente para poderem ter uma conversa com alguém que fala espanhol ou se caso forem a Espanha um dia possam se comunicar”, concluiu.
Actualmente estão inscritos no curso, pouco mais de 160 estudantes e, nesta senda, a universidade apela à adesão em massa, pois trata-se de uma oportunidade única dos mesmos estarem inseridos com facilidade nos programas de bolsas de estudos na península ibérica da Espanha.
Para alguns estudantes da UniLicungo dos cursos de línguas, este projecto surge em boa hora, pois já tinham desejo de penetrar a outras culturas e territórios através da língua. “Estou num bom caminho. Gosto de espanhol e sou torcedor do Real Madrid, estou a gostar das aulas e estão sendo produtivas, porque aprendo novas palavras”, referiu Daniel Jacob estudante do curso de Francês.
#Vanildo Polege