A Universidade UniLucungo e a empresa Palmontt Lda juntaram-se para, no último dia 24 de Abril, homenagear a mãe dos poetas moçambicanos, lançando a 1ª Edição do Concurso Literário “Noémia de Sousa”, na cidade de Quelimane.
Divulgado no âmbito das celebrações da Semana Internacional do Livro, o concurso tem como o objectivo seleccionar textos infanto-juvenis produzidos por estudantes da cidade de Quelimane; para além dos estudantes da UniLucungo, o concurso se estende a jovens amantes da literatura, estudantes de outras universidades e, outrossim, alunos das escolas secundárias daquela cidade.
Os textos a serem escolhidos, serão publicados e divulgados em numa antologia dos melhores escritos como forma de incentivar a produção literária dos mancebos daquela região do país.
De acordo com, João Samuel, Coordenador do Projecto na UniLicungo, esta é uma oportunidade única para os amantes da literatura verem os textos da sua autoria sendo divulgados e publicados.
No mesmo diapasão, Yolanda Boavida, representante da empresa referiu que “a Palmontt juntou forças com a UniLicungo para através deste concurso dar oportunidade aos jovens com talento para começar um caminho neste sentido”, disse Yolanda para depois de acrescentar que o sector privado não pode caminhar alheio aos problemas que afectam maior parte da sociedade.
Nesta edição serão abordados assuntos como Agropecuária, Educação, Saúde e Bem Estar, Conservação do Ambiente e Corrupção.
#Julião Tsowo