A Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Lúrio realizou, na última quinta-feira, dia 20 de Abril, uma palestra subordinada ao tema “Simulações de parâmetros genéticos a partir de microssatélites: contribuições para a conservação de ecossistemas florestais”.
Um tema deveras importante para a ciência moçambicana integrado no quinto painel académico da faculdade que teve como orador o Professor Doutor Caetano Miguel Serrote, que falou de aspectos relacionados à conservação dos recursos florestais, sua atenção na minimização dos efeitos do isolamento reprodutivo através da promoção do fluxo génico.
Caetano referiu-se à definição de marcadores moleculares e suas aplicações no estudo populacional como o melhoramento genético, mapeamento, análises de similaridade e diversidade genética como também da electroforese e visualização dos seus produtos.
“Os programas de simulação tornam mais efectivos os estudos sobre diversidade genética e contribuem na conservação, criação de corredores ecológicos, manutenção ou expansão das áreas isoladas e redução da perturbação para promover a ocorrência de polinizadores”, recomendou.
O orador mencionou como desafios a optimização de protocolos de isolamento de DNA de espécies florestais nativas, desenvolvimento de marcadores moleculares, estudos de diversidade genética e simulação de dados genéticos.
O Docente da Faculdade de Ciências Agrárias tem mais de 7 artigos publicados em revistas renomadas e conta com a publicação de um livro em 2016 intitulado, “Simulações em genética de populações e conservação de recursos florestais”.
Refira-se que Caetano Miguel terminou recentemente o seu doutoramento em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria, no Brasil, e actualmente está afecto ao Departamento de Silvicultura e Maneio Florestal.
#Julião Tsowo