No âmbito da sétima edição do Festival Internacional de Poesia, a Associação Cultural Xitende visitou, no dia 27, a floresta sagrada de Chirindzene.
Depois de quatro dias de intensas actividades culturais nos Paços do Conselho Municipal da cidade de Xai-Xai, escolas, centros de formação técnico-profissional e universidades, Xitende dedicou a tarde de quinta-feira para uma excursão que teve como destino a floresta sagrada de Chirindzene por considerar que além do intercâmbio literário, o festival é uma plataforma de vivências histórico-culturais entre povos.
Samuel Pimenta, de Portugal, Gustavo Rickert, de Brasil, Kutso Mashego, de África do Sul, Iolanda Aldrei, Concha Roussia e Alexandre Brea Rodrigues, da Galiza, na companhia dos membros da Associação Cultural Xitende, vivenciaram o que os textos que têm lido nesta parte do Índico reproduzem em palavras. “É lindo e renovador entrar em contacto com estas realidades que nos chegam de forma tão remota”, revelaram.
Depois deste retiro, as actividades do Festival Internacional de Poesia retomam com a visita ao Centro Infantil Jardim Esperança e, no fim da tarde, com o habitual sarau nos Paços do Conselho Municipal da Cidade de Xai-Xai.
#Elísio Miambo